Como o próprio nome indica, o teatro de formas animadas é um campo da linguagem cênica onde os personagens são representados por “formas” que animadas pelos atores-manipuladores, criam a impressão de vida que é percebida pelo público. Quaisquer que sejam as técnicas de manipulação utilizadas, quaisquer que sejam as formas escolhidas, este campo do teatro tem como elemento comum, a manipulação de objetos que pela ação do ator- manipulador transforma algo puramente material, ‘sem vida’, em algo que se torna personagem, ou seja, que pensa, deseja, sente e age.
Para que este processo aconteça é imprescindível o trabalho do ator-manipulador que por meio de técnicas diversas transfere a sua energia para a matéria que está sendo manipulada gerando dessa forma, movimentos, gestos, ações e falas que levarão o público a perceber a vida permeando a matéria. Dessa forma, podemos dizer que o aspecto ontológico do teatro de formas animadas é esta tensão entre morte e vida, construída a partir da relação entre objeto, ator-manipulador e público. (ISABELA BROCHADO)
Para que este processo aconteça é imprescindível o trabalho do ator-manipulador que por meio de técnicas diversas transfere a sua energia para a matéria que está sendo manipulada gerando dessa forma, movimentos, gestos, ações e falas que levarão o público a perceber a vida permeando a matéria. Dessa forma, podemos dizer que o aspecto ontológico do teatro de formas animadas é esta tensão entre morte e vida, construída a partir da relação entre objeto, ator-manipulador e público. (ISABELA BROCHADO)
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